O conceito do corpo forte e malhado se reflete bastante nas academias que, hoje, estão cheias de adolescentes e pré-adolescentes. Ao contraio do que muitos dizem, a musculação nesta fase da vida pode trazer muito benefícios, mas tudo deve ser feito na dose certa e com a orientação devida. Nada de suplementos e anabolizantes não recomendados.


O aumento da força muscular, potência e resistência muscular localizada, a diminuição de lesões nos esportes e nas atividades recreativas e a melhora do desempenho nos esportes e nas atividades recreativas são apenas algumas das vantagens. Pesquisas revelam ainda que a musculação atua no ganho da densidade mineral óssea, evitando o surgimento posterior de doenças como a osteoporose, por exemplo.

A única recomendação, no entanto, é manter a atenção direcionada ao jovem, que facilmente sente-se influenciado pela mídia e pelos padrões sociais pré-estabelecidos.

Atualmente 95% dos adolescentes que usaram algum tipo de droga anabólica não tiveram nenhum tipo de supervisão médica durante o uso e cerca de 80% não usam nenhum tipo de proteção ou terapia pós-ciclo para remediar os efeitos colaterais das drogas.

Na adolescência o uso de esteróides anabolizantes prejudica muito mais do que quando usados na fase adulta. Maioria sabe que as drogas trazem efeitos colaterais, mas não imaginam que os danos são muito maiores e as vezes irreversíveis quando você está em fase de crescimento.

Efeitos Colaterais dos Esteróides Anabolizantes em Adolescentes

- Acne Severa
Maioria dos adultos sofrem com acne durante ciclos de anabolizantes, agora calcule os efeitos em um adolescentes que estão na fase onde há a maior pre-disposição a ter acne em toda a sua vida. Os efeitos podem ser catastróficos para sua auto-estima.

- Problemas no Fígado
É extremamente comum usuários adolescentes escolherem os esteróides orais, devido a facilidade de ingestão e pelo receio de injetar algo para dentro do seu corpo. A maioria acha que isto é o melhor caminho, porém a maioria dos esteróides anabolizantes injetáveis não são processados pelo fígado, o que é melhor, pois entram em seu organismo muito mais rápido e que não acontece com os orais, todos são processados pelo fígado o que traz um grande estresse para este órgão, podem ocorrer problemas como câncer do fígado e cirrose hepática. A droga Hemogenin por exemplo, tem ligação comprovada cientificamente com o câncer do fígado. Tem medo de agulhas ? Nem pense em anabolizantes.

- Diminuir ou parar completamente a produção de testosterona
Para quem não sabe, a testosterona é o principal hormônio masculino e os esteróides anabolizantes são a forma sintética deste hormônio. Quando você começa um ciclo de esteróides anabolizantes o seu corpo para de produzir naturalmente a testosterona devido ao alto nível que já está entrando devido aos esteróides, quando você para de utilizar drogas o corpo não estará mais produzindo testosterona natural(pois o corpo não viu necessidade devido ao excesso), depois de um tempo que ele vai perceber a falta e voltar a produzir naturalmente de forma extremamente lenta. O problema é quando o adolescente faz uso de esteróides, pois o seu corpo está em fase de crescimento e os níveis dos hormônios são muito instáveis, o que pode acarretar na diminuição drástica ou total de testosterona e não é só por um período de tempo, é para sempre. Caso isto aconteça, você terá problemas em manter o nível de testosterona o resto da vida, tendo que ser monitorado por exames o resto da vida.

É importante ter consciência da saúde que aquela prática vai proporcionar. E quem pode ajudar nesta missão, claro, é um profissional habilitado, para a orientação e monitoramento das atividades.

Fonte: www.musculacaoecia.com

0 comentários: